O Ultrassom Doppler Vascular é um exame que utiliza ondas sonoras para investigar anormalidades nas artérias e veias, a fim de diagnosticar doenças vasculares que interferem na circulação sanguínea, como coágulos, trombose, varizes e aneurisma.
Geralmente, o exame é solicitado pelo médico quando há suspeita de alterações nos vasos sanguíneos que limitam a passagem do sangue, como estreitamento, dilatação ou obstrução.
Se não diagnosticados e tratados precocemente, esses problemas podem acarretar em embolia pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC), doenças nas pernas e nos pés, além de dificultar a irrigação adequada de tecidos.
O Doppler também pode ser indicado como prévia para realização de cirurgias vasculares ou endovasculares e em caso de monitoramento das artérias e veias, ainda que não se tenha indício de doenças.
Como o Ultrassom Doppler Vascular é feito?
O procedimento do Ultrassom Doppler Vascular é semelhante ao ultrassom comum. Por utilizar apenas ondas sonoras de alta frequência para captar imagens de qualidade, o Doppler também é indolor e não apresenta riscos ou contraindicações, já que não utiliza nenhum tipo de radiação.
Com as imagens geradas em tempo real, o médico especializado nesse tipo de exame avalia o fluxo sanguíneo nas regiões em que há suspeita de problemas vasculares. A duração média para a realização do exame é de 30 minutos.
Dra Marcela De Caroli
A Dra. Marcela De Caroli é Cirurgiã Vascular e Endovascular, formada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unicamp. É especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e em Ultrassonografia Doppler Vascular pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Atende em São Paulo, nos bairros Moema e Pinheiros. Agende sua consulta: (11) 97455-4016.