Vasinhos e varizes são doenças vasculares que, muitas vezes, podem ser confundidas. Em geral, a principal diferença é o tamanho. As varizes são caracterizadas por veias tortuosas e dilatadas, enquanto que os vasinhos são varizes de pequeno calibre, conhecidas também como microvarizes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), no Brasil mais de 38% da população sofre com problemas de vasinhos e varizes. A incidência maior é em mulheres devido à interferência de fatores hormonais.
As varizes são veias muito dilatadas que podem ser vistas na superfície da pele e são mais comuns nas pernas. Elas são geralmente muito maiores do que os vasinhos e podem variar em tamanho. Além disso, elas costumam ter uma cor mais escura do que os vasinhos e podem causar desconforto, dor, inchaço e outros sintomas.
Já os vasinhos são pequenas veias dilatadas que se formam na pele. Eles podem variar em tamanho, desde alguns milímetros até alguns centímetros. Eles geralmente têm uma aparência azulada e são comuns nas pernas, mas também podem aparecer em outras partes do corpo. Os vasinhos normalmente não apresentam sintomas, mas, às vezes, podem causar coceira ou desconforto.
Quais são as causas para o surgimento de varizes e vasinhos?
A predisposição genética é uma das principais causas para o surgimento de vasinhos e varizes, mas é possível citar, ainda, o uso de anticoncepcionais, gestação e reposição hormonal como fatores de risco.
Com relação às varizes, alguns fatores podem contribuir para a piora da condição:
- Tabagismo
- Sobrepeso e obesidade
- Sedentarismo
- Permanecer por muito tempo em pé ou sentado
- Condições que aumentem a pressão intra-abdominal
- Trombose venosa profunda prévia
Saiba mais sobre os tratamentos para varizes e vasinhos
Os tratamentos para varizes e vasinhos variam de acordo com a gravidade da condição. Alguns tratamentos podem incluir:
Compressão – O uso de meias de compressão é uma forma segura e eficaz de reduzir a dor e a inflamação associadas a varizes e vasinhos.
Laser – A terapia a laser é uma forma eficaz de tratar varizes e vasinhos, pois usa luz pulsada para destruir o vaso sanguíneo danificado.
Escleroterapia – Uma solução química para tratar varizes e vasinhos é injetada diretamente no vaso sanguíneo danificado, onde age para fechar o lúmen do vaso.
Microcirurgia – Pode ser recomendada para tratar varizes e vasinhos mais graves. Esta opção envolve remover o vaso sanguíneo danificado através de uma pequena incisão na pele.
Tratamentos não cirúrgicos – Alguns tratamentos, como a terapia de ondas de choque ou o tratamento a laser endovenoso, também são utilizados para tratar varizes e vasinhos.
Tratamento de varizes e vasinhos em São Paulo
A escolha do tratamento depende da avaliação clínica e também da estratégia mais adequada às particularidades de cada paciente.
Ao fim da avaliação física e da análise dos exames solicitados é possível planejar um tratamento que envolva todas as camadas doentes da circulação venosa de forma que seja um tratamento de qualidade e efetivo.
Em São Paulo, conte com a Dra. Marcela De Caroli para realizar seu tratamento de varizes e vasinhos. A Dra. Marcela é especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e em Ultrassonografia Doppler Vascular (CBR). Possui especialização em Laser Transdérmico para tratamento de microvarizes e vasinhos pelo grupo Excelência Vascular.
(RT: Marcela De Caroli – Cirurgiã Vascular | CRM-SP: 169694 | RQE: 82421)